WhatsApp
selo de 30 anos

Feito é Melhor que Perfeito

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Feito é Melhor que Perfeito

Dos lemas práticos que uso atualmente, o “feito é melhor do que perfeito” vem ganhando destaque. Algo muito aderente à ideia de “planejação”, um planejamento com viés de ação. Uma valorização mais para entregar do que ficar esperando e postergando a entrega.

A base desse conceito é promover ciclos curtos de aprendizagem e feedback.

Por mais que seja possível amadurecer ideias no campo do planejamento e evitar grandes desperdícios eliminando alguns caminhos ruins, é no campo da ação e das entregas que temos uma resposta real.

O desafio, portanto, não é abrir mão do planejamento, mas usá-lo como parte efetiva da própria execução. Ele não pode ser uma desculpa para atrasos: “estar planejando”.

Explico melhor isso, tentando defender a ideia de quem está no dia a dia de gestão de várias entregas envolvendo diversas pessoas:

Nossa capacidade de conhecer tudo e prever o futuro é baixa.

Temos de abraçar o “não sei” e entender que o mundo real pode nos dar respostas bem distintas do esperado – o teste é bem-vindo

As mudanças são cada vez maiores: novas tecnologias, novos comportamentos, novas demandas.

Isso reforça o argumento acima e envolve a necessidade de um ciclo ágil de retroalimentação entre plano e a ação;
Infelizmente, as pessoas tendem a dizer “não tenho tempo”.

Culpam o tempo e não a ausência de priorização. Acabam, assim deixando de entregar, e usam o pretexto de “estou pensando/planejando” para justificar a não entrega.

O feito é melhor que perfeito se torna, portanto, um lema para que as pessoas entreguem mais. Afinal, o perfeito é um objetivo maior: a agenda de excelência. Queremos e devemos abraçar essa agenda.

Mas é um objetivo que nunca se alcança pois sempre podemos fazer melhor. Temos de ter a obsessão por fazer melhor, mas note que o melhor é precedido do fazer. Logo, faça! Entregue!

Isso vale para nossas vidas em todos seus aspectos. Priorize e entregue, a vida é um monte de listas que precisamos entregar.

Definir o que é prioridade são nossas escolhas. Entregar é a parte que faz o mundo girar.

Para priorizar, é necessário sim planejar: o que vem antes? Por que vou escolher esse ou aquele item como prioridade?

Planejar é um exercício de estratégia, escolhas estratégicas. Importante destacar que a não priorização acaba sendo uma escolha com efeitos ruins.

Entendam bem, não somos robôs e isso é um grande trunfo: conseguimos ter decisões melhores ao…

Conteúdos Exclusivos

Resiliência na Carreira

O conceito de suportar pressão e voltar à sua forma de origem.