WhatsApp
selo de 30 anos

Como criar uma rotina de trabalho saudável fora da empresa

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Como criar uma rotina de trabalho saudável fora da empresa

A pandemia da Covid-19 transformou a rotina das pessoas, fazendo com que muitos profissionais migrassem para a modalidade home office. Mas com a flexibilização do isolamento social, alguns ambientes e escritórios voltaram a funcionar, mas é preciso manter um trabalho saudável, isto é, com cuidados especiais para evitar o contágio.

 

Nesse sentido, é preciso considerar não só as atividades dentro da empresa, mas sim todo o rol de ações fora do ambiente corporativo, já que a falta de prevenção pode ser bastante prejudicial e colaborar com a disseminação do vírus.

 

O artigo de hoje pretende dar algumas dicas de como criar uma rotina de trabalho saudável fora da empresa em tempos de pandemia. 

 

Por isso, se você precisa sair de casa, está no lugar certo! Acompanhe a leitura e veja quais são as principais recomendações para se proteger contra a Covid-19.

Coworking: uma opção viável

Quem ainda está em isolamento social, mas não se adaptou à rotina do home office, uma opção bastante viável para um trabalho saudável em tempos de pandemia é o coworking.


Em geral, define-se como coworking um escritório compartilhado, onde profissionais autônomos, empresas e freelancers podem contratar salas privativas, em um estabelecimento com vários escritórios compartilhados com outras pessoas.

 

Por exemplo, um profissional que trabalha com vendas mobile dispõe de uma estrutura tradicional de um escritório, com boa localização, mas por um custo muito inferior em comparação a um estabelecimento próprio.

 

Ou seja, ao mesmo tempo em que é possível usufruir de uma sala isolada, com pouco contato com outras pessoas, o que evita a contaminação pela Covid-19, o coworking também é extremamente vantajoso em termos financeiros.

 

Não é à toa que várias empresas têm optado por transferir seus locais de trabalho para os escritórios compartilhados. Inclusive, é muito comum nos depararmos com clínica de psicologia e espaços terapêuticas nesses ambientes.

 

Fora isso, o coworking também oferece serviço de recepção. Sendo assim, em um dia que o profissional precisar trabalhar em casa, é possível manter o atendimento aos clientes, já que os recepcionistas transmitem mensagens, recebem encomendas e até transferem ligações, quando necessário.

Como se prevenir da Covid-19 no coworking?

Mesmo sendo muito mais seguro e confortável para os profissionais, é preciso adotar alguns cuidados no coworking para evitar a disseminação do novo coronavírus.

 

Abaixo, separamos algumas dicas para você se proteger. Confira!

Use máscaras

As máscaras são indispensáveis para quem vai sair de casa e quando você não está sozinho em um ambiente. 

 

Portanto, se o seu espaço de coworking for compartilhado com outras pessoas, lembre-se de manter o uso frequente do acessório.

Higienize as mãos e objetos pessoais

A limpeza é uma das ferramentas mais potentes contra a Covid-19. Nos escritórios compartilhados, é importante manter uma frequência na higienização das mãos, dos objetos e itens pessoais.

 

Por exemplo, em uma administradora de condomínios SP, é fundamental higienizar as mãos com álcool em gel, ou sabão e água após qualquer contato com o cliente, depois de atender o telefone ou de usar o computador.

 

Tenha cuidados especiais com algumas superfícies que são frequentemente tocadas, como:

 

  • Maçanetas e interruptores;
  • Mouses e teclados de notebook;
  • Celulares e telefones;
  • Canetas e artigos de papelaria;
  • Entre outros.

 

Lembre-se que antes de você entrar no coworking, mesmo se a sala for privativa, houve o contato com a rua, por isso, a limpeza é fundamental.

Prefira refeições em casa

Grande parte dos espaços de coworking contam com áreas compartilhadas para convívio social, como cozinhas para os horários de almoço. 

 

No entanto, em tempos de pandemia, o mais indicado é realizar refeições em casa, destinando os espaços integrados apenas aos colaboradores do próprio edifício.

 

Se não for possível, tente intercalar a hora de almoço para evitar aglomerações na cozinha, bem como no hall do coworking. Além disso, sempre que usar qualquer utensílio, higienize-o bem com água, sabão, detergente ou álcool em gel 70%.

Conclusão

A flexibilização do isolamento social permitiu que muitos escritórios abrissem suas portas e voltassem a funcionar, mediante o cumprimento de todos os cuidados e recomendações dos órgãos de saúde.

 

No entanto, os espaços de coworking aparecem como soluções viáveis para quem deseja manter uma rotina de trabalho saudável dentro da empresa, pois eles permitem a locação de salas privativas, com total proteção contra o novo coronavírus.

 

Claro que, mesmo com toda a segurança e comodidade, é fundamental ter hábitos de higiene e se prevenir contra o contágio, porém os escritórios compartilhados oferecem inúmeras vantagens para quem quer se proteger e ainda fazer um ótimo investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdos Exclusivos

Sala de Reunião

Por R$ 55,00 por hora, conheça a nossa Sala de Reunião.

Base da Produtividade

Em tempos de sucesso é a confiança que retém talentos.