WhatsApp
selo de 30 anos

Diferenças entre Home Office e Trabalho Remoto

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Diferenças entre Home Office e Trabalho Remoto

O ano de 2020 produziu um grande crescimento no home office para empresas do mundo inteiro.

Pessoas que nunca tinham ouvido falar de modelos de trabalho remoto tiveram suas primeiras experiências nesse tipo de atuação.

Para 2021, essa tendência deve continuar.

O que poucos sabem é que, mesmo antes da pandemia, o trabalho remoto já era uma opção para muitas empresas e colaboradores que enxergam enormes vantagens nessa maneira de atuação.

Muitas vantagens estão atreladas tanto ao trabalho remoto como ao home office, e existem profissionais e empresas tirando proveito disso nos últimos anos, já que a tecnologia permite uma comunicação fácil entre diferentes ambientes e modelos de trabalho.

Mas existem grandes diferenças entre a prática do trabalho remoto e o home office que acabou sendo a única saída durante a pandemia do Covid-19.

Neste texto, vamos trazer tudo que você precisa saber sobre as diferenças entre o

Home Office e o Trabalho Remoto.

O trabalho remoto já faz parte do mundo profissional

A grande verdade é que o trabalho remoto já fazia parte da rotina de milhares de brasileiros antes mesmo da pandemia!

Isso porque ele compreende todas as formas de trabalho que não acontecem no escritório fixo da empresa.

Por isso, atividades como coworking, a atuação em bibliotecas e cafeterias e o uso do espaço de empresas parceiras para a atuação de funcionários já eram comuns e fazem parte do que se considera trabalho remoto.

As empresas que utilizam o trabalho remoto como uma forma natural de manter a empresa funcionando reduzindo gastos e promovendo um estilo de atuação flexível não foram pegas de surpresa em 2020 e tiveram adaptações muito fáceis durante esse período complicado.

Entre as opções de trabalho remoto, está o home office! Porém, ele já era muito comum antes mesmo da pandemia e muitos profissionais já aderiam a esse tipo de atividade por questões como praticidade, liberdade de horários e até redução de custos, já que manter um escritório funcionando com muitas pessoas pode ser bem caro.

As diferenças entre home office e trabalho remoto

A principal diferença é que, ao ir trabalhar, por exemplo, em um espaço de coworking, você vai ter a oportunidade de usar uma estrutura profissional pronta. Vão ter boas cadeiras, mesas adequadas e uma internet pronta para o trabalho.

Além disso, ir trabalhar em uma biblioteca pode sair bem mais barato do que trabalhar em casa!

Os gastos com luz e internet podem ser um grande empecilho para o trabalho em casa. Então, o trabalho remoto em espaços pensados para isso é uma ótima ideia.

O home office também pode exigir que você faça adaptações grandes em sua casa.

Nem todo mundo tem uma mesa pronta para trabalhar e muito menos uma cadeira confortável e apropriada para longas jornadas de trabalho

Por isso, é importante considerar que possa ser necessário um investimento inicial para fazer com que sua casa seja um bom ambiente de trabalho. Tudo passa pela melhor acomodação ao seu estilo de vida.

Vantagens do trabalho remoto

Com o avanço das tecnologias de nuvem para o compartilhamento de documentos e de sistemas automatizados de comunicação, a necessidade de todos os profissionais estarem no mesmo escritório diminuiu muito.

Para a empresa, o trabalho remoto oferece a possibilidade de reduzir custos e flexibilizar a atuação geográfica da empresa.

Por exemplo, ao utilizar espaços de coworking é possível ter profissionais em outra cidade sem a necessidade da abertura de um novo escritório.

Já para o profissional, esse tipo de modelo oferece muita praticidade e flexibilidade no estilo de vida, e profissionais que trabalham em espaços alternativos como cafés e bibliotecas conseguem manter uma rotina profissional, mesmo longe do escritório.

Essa opção é perfeita para quem não tem como montar um escritório separado e bem montado dentro de casa.

Um exemplo disso, são pessoas com filhos pequenos e que moram em casas pequenas, as distrações serão constantes e impossíveis de controlar!

Vantagens do Home Office

A maior vantagem do Home Office é a liberdade que ele oferece.

Ao trabalhar de casa, você será o seu próprio chefe, mas é importante tomar muito cuidado: pessoas que trabalham em casa podem acabar trabalhando muito mais do que no escritório, já que criam cobranças desproporcionais.

Quem trabalha em casa também tem outra grande vantagem, que é a customização do espaço de trabalho.

Escolha um bom lugar para seu escritório, pegue uma mesa que melhor se encaixe nesse ambiente e invista em uma mesa que vai te deixar confortável!

Você vai conseguir ter um controle quase completo da maneira como seu espaço será montado, garantindo uma qualidade de vida bem alta para o seu trabalho.

Poucos espaços e empresas permitem esse tipo de adequação para os funcionários.

Obrigações do trabalho remoto e do home office

Independentemente de qual modelo seja usado em sua empresa, existem obrigações que são inerentes ao trabalho fora de um escritório fixo.

Elas servem para garantir que os resultados sejam alcançados, mesmo com os funcionários distantes.

O trabalho remoto depende de uma relação de confiança entre o patrão e seus funcionários.

Os prazos passados devem ser respeitados, importando pouco como você organiza seu tempo ou o lugar onde trabalha: o importante é respeitar acordos!

Saber dividir o horário profissional do período de lazer é fundamental. Não é porque você está trabalhando em casa que todos os momentos dentro de seu lar devem ser dedicados ao trabalho!

Saber separar as duas coisas é essencial para a saúde de um home office.

É também muito importante ter claro que, ao trabalhar de forma remota ou em casa, os funcionários e os patrões devem manter uma relação constante!

A falta de comunicação direta pode ser um problema nesse modelo de atuação, mas as redes sociais e os aplicativos que permitem reuniões organizadas devem ser usados.

Entre diferenças, vantagens e obrigações, o Home Office e o Trabalho remoto devem continuar presentes em empresas do Brasil e do mundo inteiro.

A tecnologia e a cultura profissional moderna permitem que se tire o melhor da atuação profissional fora de um escritório fixo, tanto para empresas como para trabalhadores.

Conteúdos Exclusivos

Room Office

Estamos a 5 Min do Metrô. Conheça o Room Office.

coworking santa cecília

Sala Comercial ou Coworking?

O benefício mais valioso é a oportunidade de se relacionar.