Por que acordamos todo dia de manhã? Essa é uma pergunta que todo gestor deveria se preocupar em responder pelos seus colaboradores. A resposta envolve o significado para o indivíduo e o propósito para a organização.
Ter significado representa o ponto de suporte para evitar o desespero diante das adversidades existentes em qualquer contexto[i].
Quando encontramos indivíduos que enxergam seu significado alinhados ou construídos em torno do propósito da organização temos um engajamento único.
Entenda os conceitos: Missão, Visão e Propósito
É importante ter clareza dos termos que representam a organização e como eles se relacionam.
A importância do propósito é muito bem apresentada no livro que leva seu nome (clique aqui e confira), e uma imagem marcante da conexão dele com a estratégia pode ser vista na imagem já apresentada (clique aqui).
Contudo, o simples ajuda bem a organizar as ideias. Na leitura do livro Capitalismo Consciente encontramos essa pérola de exposição didática:
Missão: Estratégia central a ser realizada para cumprir o propósito.
Visão: Vívida e imaginativa concepção de como o mundo vai olhar para o negócio quando seu propósito for em grande parte realizado.
Propósito: Diferença que você está tentando fazer no mundo.
Teoria compreendida, começa o desafio prático
Ter a clareza dos conceitos ajuda bastante.
Espero que sua organização tenha declarações de missão, visão e propósito que consigam se enquadrar nesse conceito. Algo bem impactante e que de fato mobilize!
A declaração é o primeiro passo. Importante, mas apenas o primeiro. Daí em diante é uma caminhada diária de prática. De coerência, agindo em linha com as propostas da sua organização.
Quando falamos que o ponto alto é o propósito da organização ganhar eco no significado de seus colaboradores, isso só gera valor se for praticado.
Condutas incoerentes geram perdas intangíveis gigantes: desconectam seus funcionários, colocam em risco seu capital humano.
A nova geração se engaja, reiteradamente escutamos e lemos sobre…