WhatsApp
selo de 30 anos

Como o coworking pode otimizar o seu trabalho em tempos de pandemia

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Como o coworking pode otimizar o seu trabalho em tempos de pandemia

Trabalhar em coworking é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre profissionais de diferentes setores. Até mesmo pequenos negócios como escritórios têm optado por reunir seus colaboradores nesses espaços.

No entanto, com a crise desencadeada por conta do novo coronavírus, os profissionais tiveram de abandonar a prática temporariamente para preservar a saúde.

Só que, em algumas cidades, a flexibilização voltou a permitir que as pessoas se reunissem nesses espaços. Esse retorno pode trazer muitas vantagens para o dia a dia de trabalho.

O que é coworking?

Para você entender melhor as vantagens, primeiro é importante compreender o que é coworking. 

Empresas e profissionais independentes podem usar um pequeno espaço para realizar o seu trabalho.

Trata-se de um local adequado, equipado com mesas, cadeiras e outros materiais comuns a um espaço profissional. Ele pode ser contratado por horas e até por um plano fixo mensal.

Lá, o administrador de uma plataforma e-commerce de revestimento 3D, por exemplo, vai encontrar toda a infraestrutura necessária em um escritório.

Esses espaços são sempre bem localizados, possuem uma extensa quantidade de profissionais (o que aumenta o networking), e tudo com um custo muito mais baixo do que um escritório comum.

Vantagens do coworking durante a pandemia

Como dissemos, a pandemia fez com que as pessoas precisassem trabalhar em casa para preservar a saúde, mas com a situação controlada em muitas cidades, houve a flexibilização, que permitiu que profissionais e empresas retomassem suas atividades.

Quem já retornou ao trabalho presencial nesses espaços de coworking, pode ter acesso a vantagens como:   

  • Completar tarefas no prazo combinado;
  • Melhorar as relações profissionais;
  • Mais confiança;
  • Mais foco;
  • Mais criatividade;
  • Mais saúde e disposição;
  • Ganhos maiores;
  • Mais motivação.

Um dos maiores problemas de trabalhar em casa é a distração, principalmente para quem vive com outras pessoas.

Ao voltar para o coworking, tomando os devidos cuidados, o gerenciador do site de uma fabricante de sensor indutivo, por exemplo, estará em um ambiente que aumenta a concentração e permite entregar resultados no prazo estipulado.

Além disso, o home office diminui a habilidade em lidar com pessoas, mas ao usar um espaço dividido, o profissional vai melhorar suas relações profissionais e trabalhar melhor durante a pandemia.

Ao voltar para um espaço normal de trabalho, os profissionais se sentem mais confiantes e percebem que as coisas vão melhorar, apesar de todas as dificuldades.

O foco também melhora porque, mesmo enfrentando uma crise, o profissional vê que existem outras pessoas vivenciando a mesma situação, e consegue pensar menos nos problemas e mais no trabalho.

Consequentemente, ele consegue inovar mais no seu trabalho e trazer resultados muito melhores do que quando estava trabalhando em casa.

Enquanto os escritórios comuns costumam ser mais estressantes e o home office traz um clima descontraído demais, o coworking equilibra o ambiente e faz com que o profissional se sinta mais disposto, melhorando a saúde.

Tomando os devidos cuidados, esse ambiente profissional vai fazer com que o gestor de um site de vendas de cobertura de vidro, por exemplo, sinta-se mais disposto e pronto para o trabalho, apesar da crise.

Por conta do ambiente e também por ter contato com outras pessoas, é natural que novas oportunidades surjam, aumentando os ganhos e lucros. Além disso, o aumento da produtividade faz com que o profissional dê conta de novas demandas.

Por fim, ao ver as coisas fluindo novamente, mesmo que ainda não exista uma solução para o problema, empresas e profissionais se sentirão mais motivados por estarem atuando em um ambiente propício ao trabalho.

Com isso, eles evitam a procrastinação e os pensamentos negativos. Além disso, mantém um contato com pessoas que desejam compartilhar motivação e sucesso.

Conclusão

A pandemia interrompeu as atividades de coworking, mas aos poucos ela vem sendo retomada, dentro das medidas básicas de segurança. Com isso, os profissionais vão se sentindo mais seguros e diminuindo as perdas desse período.

O coworking proporciona um ambiente de trabalho único e que eleva a qualidade de vida dos profissionais. Tais fatores são importantes para a produtividade, mas também para a qualidade de vida das pessoas.

Durante a flexibilização, retomar as atividades o mais próximo possível do normal é importante para o desempenho profissional, mas também para renovar as esperanças de que as coisas vão se normalizar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdos Exclusivos

Sala Comercial ou Coworking?

O benefício mais valioso é a oportunidade de se relacionar.