WhatsApp
selo de 30 anos

Empreender com Coragem

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Empreender com Coragem

Empreender envolve risco e incerteza. Empreender pode ser uma escolha pela vocação e/ou pela necessidade. Podemos empreender no âmbito público ou privado. Em qualquer situação empreender exige coragem. Envolve uma mentalidade e idealmente está associado a uma paixão.

Acredito que para construir um país melhor a reflexão sobre empreender é desejável. Acredito que o conhecimento fortalece a coragem. #MudarMundo

O começo de qualquer pensamento sobre empreender esbarra nas dificuldades e complexidades do Brasil. Temos uma legislação nada simples.

Um sistema de cartório, junta comercial, secretarias da fazenda municipal e estadual, fora receita federal. Viva o Fisco! Dica: Tenha um contador de confiança! Empreender exige disposição e o mínimo de organização.

Principalmente para aqueles que querem fazer do jeito certo. Gestão financeira básica e um contador de confiança! Negócios morrem por falta de caixa, dinheiro, oxigênio. Sem controle financeiro o risco é gigantesco!

Gosto muito da expressão “visite o cemitério de Negócios”. Não podemos menosprezar que existe muito fracasso, é um mar difícil de navegar. Mentalidade para empreender é de adaptar, de aprender e de persistir. Dica de leitura: Adapt!

Empreender envolve riscos e incertezas

Riscos são passíveis de mensurar. Na ótica financeira, o que é mensurado pode ser projetado e contingenciado.

Monitorar riscos é vital como a parte do passivo trabalhista e riscos tributários.

Inúmeros negócios que não observam riscos nesse sentido são surpreendidos com autuações ou mudanças de regulação que drenam o caixa e são letais.

Empreender para além dos riscos envolve incertezas: situações e cenários que são mais complexas de prever ou mensurar.

Empreender pode ser criar uma nova demanda ou produto. Uma agenda que tem muito da incerteza, da aposta, do feeling.

Caso essa seja sua praia, recomendo a leitura do livro Criando Demandas.

Nesse contexto, incerteza não é algo que mitigamos, é algo que superamos. Acontecerão imprevistos! Testar e errar é parte do jogo. Importante é a mentalidade de crescimento. Sempre aprender, saber adaptar.

Quer ver mais sobre mentalidade de empreendedor bem-sucedido? Clique aqui

Empreender pode ser necessidade ou vocação

Quantos profissionais não se viram em situações de ter que se inventar? Perderam o emprego e viraram empreendedores? Faz parte. A coragem nesse caso também está presente, tem mais necessidade, mas não deixa de ser uma escolha.

Existem ainda os que empreendem por vocação. Querem mais flexibilidade, querem um ambiente mais legal de trabalho.

Seguem o coração em busca da felicidade e da realização. Os que sempre quiseram ter algo próprio, que não querem trabalhar para o outro.

Viva os corajosos! Uma leitura de grande valor para quem se vê nesse cenário é o livro Startup de $100.

Caso se veja nessa situação ou querendo criar coragem, esse livro pode ser…

Conteúdos Exclusivos

Atitudes de Líder

O verdadeiro chefe como, já defendi, é o objetivo.