WhatsApp
selo de 30 anos

O que é Coworking?

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » O que é Coworking?

Mas afinal de contas, o que é coworking?

Se a gente for resumir em uma só palavra, sem dúvida o coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, que tende a crescer cada vez mais no Brasil.

Em um só espaço, nestes escritórios compartilhados, temos profissionais das mais variadas áreas.

Esses ambientes não são apenas realidade nas capitais brasileiras, mas também em regiões menores, principalmente no entorno das metrópoles.

Funciona dessa forma: o profissional paga um valor, calculado por hora, para utilizar o espaço de trabalho.

Água, luz, aluguel, internet, telefonia, manutenção e outras taxas ficam por conta do proprietário da instalação.

Essa união de pessoas com diversos interesses em comum faz com que cada vem mais o conceito do coworking se espalhe pelo país.

Em todo planeta, estima-se que já existam mais de 4 mil espaços.

A principal vantagem do coworking é ter um ambiente totalmente pensado para o trabalho individual, mas com muitas possibilidades de networking, além de uma estrutura completa para receber clientes, entre eles, salas de reunião.

Escritório Compartilhado

O coworking também pode ser conhecido como escritório compartilhado.

Em termos de economia, pode ser bastante vantajoso, pois empreendedores não arcam sozinhos com os custos.

No escritório compartilhado este custo é fixo, permitindo uma boa economia ou emprega-lo em outros processos do seu negócio.

O valor a ser pago varia de acordo com a localização e o porte do escritório compartilhado.

Seja uma pequena empresa, startup, profissional autônomo ou freelancer, no escritório compartilhado é possível conhecer profissionais de várias áreas, conversar sobre projetos, compartilhar ideias e desafios, o pode ser bastante enriquecedor.

O estímulo às discussões também melhora a comunicação e estimula a inovação.

O que também é bastante comum: o escritório compartilhado ser incubadoras de empresas que geralmente conseguem conectar seus membros com grandes players do mercado.

Grandes empresas estão sempre procurando maneiras de explorar novos mercados e por mais que elas tenham várias sedes, elas estão em coworkings também.

Importante levar em consideração: no ambiente de escritório compartilhado, não haverá muita oportunidade para se manter um padrão, ou até mesmo a própria cultura da empresa, pois se mistura à cultura do local do escritório o qual abriga outros negócios.

Sala de reunião

A sala de reunião é um espaço dentro do escritório compartilhado que pode ser usada tanto pelos membros do espaço quanto por visitantes eventuais.

Essas salas de reunião são equipadas para oferecer todo conforto e funcionalidade que as reuniões precisam.

Além disso, são sinônimos de status, uma vez que a maioria dos coworkings estão localizados em pontos estratégicos das cidades.

Além disso, em alguns desses espaços uma equipe fica responsável por receber seu cliente e conduzi-lo às salas de forma organizada e até para servir aquele cafezinho, essencial em todas as conversas.

Essa prática é muito boa para causar aquela primeira impressão com o cliente, pois transmite seriedade e profissionalismo, causando uma boa impressão para seu negócio.

Outro diferencial são os recursos oferecidos, que em muitas vezes você só precisa para uma reunião mais formal e para uma apresentação bastante relevante ao seu negócio.

Entre eles podemos citar internet de alta velocidade, TV de Led, quadros de vidro para escrita.

Costuma ser bastante prático o aluguel em salas de reunião.

Em muitos casos não há necessidade de firmar contrato.

Você pode alugar sala de reunião por 1 dia ou apenas por algumas horas.

Há também diversos tipos e tamanhos de salas, conforme a sua necessidade.

Sala Comercial

A sala comercial em um espaço de coworking, já vem mobiliada e pronta para uso. 

Oferece redução de custos e flexibilidade, podendo mudar de sala conforme o tamanho de sua equipe. 

Ao instalar sua empresa em uma sala mobiliada, a redução de custo pode chegar de 40% a 70% mais em conta do que alugar um espaço próprio.

Sala de treinamento

Já para quem tem a própria empresa, um ótimo recurso, seja dentro de um coworking ou não, são as salas de treinamento.

É uma excelente opção quando falamos em custo-benefício e a localização privilegiada.

Quando é necessário motivar e reunir uma equipe que executa trabalhos externos e não atua em conjunto no dia a dia, agendar uma reunião em um sala de treinamento traz várias vantagens.

Muita gente não sabe, mas o ambiente influencia tomadas de decisão entre os funcionários, o jeito de pensar e a capacidade de pensar em soluções ou alternativas mais produtivas.

Promover seu workshop ou evento em uma sala de treinamento que seja mais arejada, iluminada, tranquila, e com estímulos visuais, estimulam o debate e a criatividade, além da troca de ideias e experiências de um jeito mais bem-sucedido.

Quadros, disposição de mesas, sofás, cadeiras, frigobar, área externa com paisagismo, papeis de parede interativos, entre outras alternativas podem ser bastante motivadoras para seus colaboradores.

Escritório Virtual

Na modalidade do coworking também citar o serviço do escritório virtual. Há empresas que podem oferecer as duas modalidades, porém tratam-se de serviços distintos.

Enquanto o coworking oferece estações de trabalho para empreendedores de várias áreas, e freelancer, ou até grandes empresas, que precisam fazer suas atividades por horas, dias, semanas ou meses, o escritório virtual é focado em pessoas e empresas que precisam de um endereço fixo, para ‘oficializar’ o negócio, ou seja, registrá-lo para receber correspondências ou até mesmo atendimento telefônico personalizado,

Neste caso, além do espaço e todo suporte necessário, é um local onde você pode cadastrar em seu CNPJ, mas sem a necessidade de arcar com todas as suas despesas (aluguel de espaço físico, água, energia elétrica, telefone, internet, entre outros).

Na prática, ao contratar um escritório virtual, você acaba tornando-o a sede da sua empresa.

As encomendas e correspondências e serão recebidas e gerenciadas pela equipe que administra o escritório virtual.

E entregues a você.

Há também a possibilidade de usar a sala de reunião do escritório virtual, que conta com todos os recursos necessários para isso.

Mais ainda: alguns espaços oferecem o gerenciamento dos seus afazeres no escritório, sendo assim sobra mais tempo para focar no seu negócio.

Para ter um escritório virtual, você só precisa pagar uma taxa mensal.

 

Conteúdos Exclusivos

Consciência das Lideranças

Empreendedores que entendem a responsabilidade do poder.