Hoje vamos fornecer 5 dicas que serão muito úteis para criar ou atualizar um site profissional.
Planejar esse tipo de trabalho é muito importante e, antes de escolher um design, que em muitos casos geralmente é a primeira coisa que deve ser feita, você deve considerar o seguinte se quiser obter um site bem-sucedido:
Artigo escrito pela Web No Rio – Criação de sites RJ.
1. Deve se adaptar a dispositivos móveis
É essencial que seus visitantes possam visualizar corretamente o conteúdo do seu site no dispositivo que eles usam. Recomendamos que, quando você começar a solicitar por orçamento de desenvolvedores, sempre solicite um design responsivo.
2. Adapte o design ao conteúdo e não o conteúdo ao design
Como o design é a parte mais visível de um site, às vezes esquecemos os fundamentos, que é o conteúdo, portanto, antes de começar a procurar por designs, decida todo o conteúdo a ser exibido e como ele será organizado corretamente nas seções. Isso é chamado de definição da arquitetura de informações do site e lembre-se de que ele deve ser orientado ao usuário e não a estrutura da sua organização.
E lembre-se, o conteúdo deve sempre ser de qualidade e útil para o usuário.
3. Verifique se o seu site é fácil de usar, você terá visitantes mais satisfeitos
A usabilidade é essencial para obter uma boa impressão para seus clientes.
Eu dou alguns exemplos:
- Você entrou de algum site público em uma página que reproduz automaticamente um som que o fez o usuário diminuir o volume ou até fechar a página?
- Você perdeu muito tempo navegando entre menus desorganizados ou confusos?
- Você preencheu muitos dados em um formulário e acidentalmente pressionou o botão excluir em vez do botão enviar?
Certamente você também já se sentiu frustrado ao visitar uma página da web. A usabilidade tenta evitar isso e facilitar a visita e o gerenciamento do site. Peça aos designers ou desenvolvedores para tornar o site mais utilizável e pergunte se eles levam em consideração os padrões de usabilidade.
Mas como isso é alcançado? Existem muitos guias com recomendações básicas de usabilidade para sites. Pesquisando um pouco no Google, você pode encontrá-los.
Mas, se você quiser algumas recomendações profissionais para o seu futuro site, alguns consultores da Web poderão ajudá-lo sem dedicar muitos recursos. Além disso, por um pouco mais, eles podem estar com você, aconselhando a equipe de desenvolvimento e fazendo os testes antes da publicação.
4. Planeje como manterá o conteúdo da web
Não basta publicar a página apenas, você sempre precisará fazer alterações na web, pois um site atualizado é muito mais útil e é mais valorizado pelos usuários.
Agora, com o CMS, essa tarefa é muito mais fácil e, usando o WordPress ou o Joomla, você não terá problemas para fazer alterações no site.
No entanto, para outros tipos de alterações, pode ser necessário que alguém da sua equipe conheça um pouco de HTML e CSS.
Imagine, seu site já está publicado e você é responsável pela manutenção, publica notícias e altera textos, mas, de repente, é necessário adicionar mais informações em um novo elemento de capa. Se isso não foi planejado, você precisará de algum conhecimento para colocar o novo elemento e que ele esteja seguindo corretamente os estilos da página e que permaneça profissional.
É necessário definir o pessoal que cuidará do seu site e garantir que eles tenham o conhecimento e os recursos básicos necessários para realizar seu trabalho corretamente.
5. Escolha um tema não muito ornamentado
Se você já conhece o conteúdo e as diretrizes de usabilidade que deseja que seu site atenda, é hora de pensar no design.
Certamente, você deseja um site profissional e bonito, afinal, é a sua carta de apresentação na web para pessoas que não o conhecem, bem como para clientes ou fornecedores atuais.
Por exemplo, você pode amar esses efeitos deslizantes com imagens gigantes, que você vê em outros sites e são muito bonitas, mas elas podem não se adaptar ao seu tipo de negócio. Além disso, lembre-se de que é necessário colocar imagens de alta qualidade para ficar profissional e as que você possui do seu produto ou empresa podem não ter qualidade suficiente para esse tipo de design e, portanto, não são boas.
Lembre-se de que o design deve ser adaptado ao conteúdo que você definiu na arquitetura do projeto; a menos que você seja um estúdio de design ou similar, os usuários valorizarão suas informações e como você explica o que pode fazer por eles, não tanto o seu design, desde que seja limpo e esteticamente agradável.
Muito das vezes, menos é mais e isso certamente se aplica ao seu design.
Quando você solicita o design, ele deve ser Responsivo, utilizável e adaptado à arquitetura de informações necessária.