WhatsApp
selo de 30 anos

Coworking Criativo

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Coworking Criativo

Os espaços de coworking deixaram de ser exclusividade para startups ou freelancers.

Hoje em dia esses ambientes ajudam os profissionais a economizar tempo e dinheiro, mas é necessário ter disciplina para evitar distrações e extrair o potencial do coworking para se tornar um profissional melhor.

Quer saber como se tornar um profissional mais criativo trabalhando em coworking? Confira nossas dicas e tenha ideias excelentes!

Organize seu espaço do jeito que você quer

Outra vantagem do coworking é a liberdade para organizar sua mesa como deseja.

Se você vai ao office todos os dias, deixe enfeites em sua mesa, decorações, uma foto da sua família… Deixe com a sua cara.

Adicionar elementos que te deixem mais confortável no trabalho irão te deixar mais inspirado e a organização dos componentes, feita exatamente como você deseja, estimula a produtividade no cérebro.

Peça opiniões e escute os insights

A comunidade de profissionais do coworking é o principal benefício desses ambientes.

No coworking você trabalha com pessoas de diferentes empresas, cargos, com diferentes experiências de vida e pontos de vista.

Por isso, peça opiniões para suas novas decisões e anote cada insight. Entenda os pontos levantados por pessoas completamente diferentes e ache o problema comum.

Isso é ainda mais válido para quem atua com desenvolvimento de sitesdesenvolvimento de aplicativos ou outro ramo que requer um ponto de vista externo para entender a experiência do usuário.

Assim seus resultados nunca serão de um profissional “engessado”.

Além disso, convivendo com pessoas tão diferentes, você passará a ter mais insights no dia a dia e vai se tornar mais criativo.

Mude de lugar às vezes

De acordo com a pesquisa da Global Coworking Survey, 73% dos entrevistados afirma se sentir mais criativo, simplesmente por estar em um coworking.

Mas isso é consequência das vantagens desse ambiente.

Uma das principais vantagens do coworking é a mobilidade, a possibilidade de sentar em qualquer lugar, basta ter seu computador à disposição.

Aproveite isso. Sente-se onde for mais confortável e quando estiver cansado mentalmente, mude-se de lugar para estimular seu cérebro com uma nova paisagem.

Participe das confraternizações e faça networking

Como em qualquer ambiente de trabalho, você vai notar que no coworking os profissionais estão sempre combinando dias fora do expediente para se encontrarem.

Se programe para participar de um desses happy hours e converse com as pessoas fora do ambiente de trabalho.

Isso promove mais interação com as pessoas que trabalham todo dia ao seu lado e estimula a diversidade de assuntos, te dando cada vez mais insights.

Além disso, mesmo estando em um bar, o contato que você faz ali pode te auxiliar ou fechar uma parceria futuramente.

Dê uma pausa!

O principal problema do home office é procrastinar.

Já quando se trabalha em um coworking, o risco é trabalhar demais, sem pausa para descansar, já que muitas vezes você faz seu próprio horário.

Por isso, sempre dê uma pausa para tomar um café, conversar com alguém e relaxar fisicamente e mentalmente.

Aproveite se o coworking tiver algum jardim ou jogos de tabuleiro disponíveis. Você pode utilizar a Técnica Pomodoro e fazer pequenas pausas entre seus horários produtivos.

Faça seu horário junto os outros profissionais

Por último, vamos desfazer a ideia que muitas pessoas têm sobre coworking: você pode trabalhar até de madrugada se quiser.

Pode, mas não é o mais indicado.

Não vá ao office de madrugada ou quando todos estiverem indo embora.

Assim você perde a chance de fazer networking, parcerias, os workshops, happy hours, não escuta outros pontos de vista… Isso é péssimo para a criatividade!

Faça isso apenas para casos excepcionais, em que você precisa resolver uma situação que requer muita concentração e foco, mas você já coletou insights e só vai pôr o plano em prática.

Com essas dicas, você vai se tornar um profissional mais criativo em um coworking e também mais produtivo.

Tem mais alguma ideia para ser mais criativo? Deixe nos comentários!

Artigo produzido por Caio Nogueira da UpSites

Conteúdos Exclusivos

Coworking Criativo

Se torne um profissional mais criativo trabalhando em coworking.