WhatsApp
selo de 30 anos

Reuniões de Negócio: Como Aperfeiçoar sua Comunicação?

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Reuniões de Negócio: Como Aperfeiçoar sua Comunicação?

Reuniões de negócio: como aperfeiçoar sua comunicação?

As reuniões de negócio são muito importantes para as empresas, pois é por meio delas que pautas são debatidas para o crescimento da organização.

Além disso, as reuniões também colaboram com o crescimento profissional dos colaboradores, fornecendo informações sobre a empresa e sobre o seu próprio desenvolvimento.

Apesar de serem muito importantes e comuns, ainda existem muitas dúvidas acerca da comunicação nas reuniões de negócios.

Principalmente para novos gestores, essas dúvidas podem atrapalhar na hora de se reunir com a equipe.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para melhorar a comunicação nas reuniões de empresas de diversos segmentos.

A importância da participação e interação

Uma empresa é formada por pessoas que fazem parte de equipes em diferentes setores.

Independentemente de qual seja a área, é necessário que reuniões sejam realizadas para debater assuntos pertinentes à organização.

A maior dificuldade está em estabelecer a participação e interação de todos. Por isso, a principal dica é envolver toda a equipe nas discussões e reuniões.

Bons gestores devem sempre estimular boas ideias e encorajar os colaboradores a se expressarem.

Também é importante saber escutar. Um exemplo disso, são os líderes de empresas de engenharia em SP que possuem capacidade para escutar o outro e demonstram interesse no que os colaboradores têm a dizer.

Quando o gestor demonstra interesse, desperta a interação de toda a equipe nos projetos e objetivos da organização. Como resultado, há um alcance maior das metas, melhorando o trabalho diário.

A importância das técnicas em oratória

As técnicas em oratória são muito importantes para os gestores, pois eles precisam, além de transmitir uma boa mensagem, torná-la original, memorável e impactar positivamente o colaborador.

Quando o profissional não possui domínio de sua oratória, acaba se perdendo, justamente, nos momentos em que precisa mostrar que é um profissional de excelência. Para isso, as principais dicas são:

  • Controlar os nervos;
  • Controlar a respiração;
  • Ter uma boa postura;
  • Evitar vícios de linguagem.

Outra dica importante é, por exemplo, um engenheiro que vá apresentar ao cliente um projeto de economia de energia falar sem desviar o olhar. Fazer contato visual faz uma enorme diferença na hora de se comunicar.

Olhar para baixo ou para cima pode transmitir insegurança e até desconfiança, fazendo com que os interlocutores percam o interesse.

Organizar previamente o que será tratado

Quando o assunto é, previamente, bem definido, ele traz mais foco para a discussão.

Reunir a equipe sem saber ao certo o que será falado é um grande desperdício de tempo e pode trazer muitos prejuízos, como desinteresse dos colaboradores.

Além disso, a imagem do gestor ou do líder de equipe pode ser prejudicada. Por isso, um bom líder de uma empresa de sistema sat fiscal, por exemplo, sempre estabelece a pauta da reunião com antecedência.

Também é importante frisar que, geralmente, as reuniões possuem mais de uma pauta em questão, por isso, é primordial organizar a ordem de importância de cada uma, para que nenhum tema fique de fora.

Quando existe essa organização, é mais garantido que aqueles assuntos mais urgentes e importantes sejam tratados primeiro.

Saber conversar

É fundamental que qualquer profissional saiba transmitir sua mensagem durante as reuniões. Por isso, é importante deixar de lado as gírias, a não ser aquelas que já fazem parte do dia a dia da empresa.

Vocabulários técnicos, como no caso de um desenvolvedor de software para loja de roupas devem ser reservados para conversas com pessoas que os entendam.

Em casos de reuniões mais gerais, o vocabulário deve ser acessível, podendo ser compreendido por todos.

Também é primordial prestar atenção na linguagem corporal. Isso porque nem toda a comunicação é estabelecida apenas pela linguagem oral, mas também pela corporal.

Sendo assim, é fundamental ter uma boa postura e estar atento aos gestos enquanto fala.

Reuniões são importantes

As reuniões são importantes, mas é preciso saber o momento certo de realizá-las. Nunca se deve interromper o grupo, o ideal é pedir a palavra ao final para questionar e falar mais a respeito.

Não atropelar a vez do outro falar é importante, para que ele não interrompa a linha de raciocínio e consiga expressar sua opinião.

Essas atitudes, além de muito positivas, permitem que as reuniões sejam produtivas e tragam bons resultados para as empresas.

Afinal, elas são complexas e compostas por pessoas com ideais e pensamentos diferentes, que juntos podem trazer resultados extraordinários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdos Exclusivos

Resiliência na Carreira

O conceito de suportar pressão e voltar à sua forma de origem.