WhatsApp
selo de 30 anos

Resiliência na Carreira

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Resiliência na Carreira

Resiliência é um desses termos que viram moda em gestão. Começamos a usar e muitas vezes carecemos de maior reflexão. Lembro que a primeira vez que escutei o termo logo me foi apresentado sua origem nas propriedades físicas de materiais. O tal conceito de suportar pressão e voltar à sua forma de origem.

De fato, faz todo sentido o conceito de materiais na sua abstração para os profissionais e os ambientes corporativos. Alto nível de pressão, incertezas e volatilidade.

Todos conectados aumentam essa demanda por um profissional resiliente.

O ambiente de crise, a necessidade de estratégias emergentes e a pressão por resultados em cenários que são pouco estáveis dificultam a tarefa de manter nossa forma de origem ao longo desses ciclos.

O profissional precisa de resiliência

Aqueles que não lidam bem com a pressão, saem do eixo, perdem seu balanço, e eis um risco alto para os profissionais e as empresas. Todos perdem.

Assim sendo, buscar o desenvolvimento do tal profissional resiliente deve ser encarado como um objetivo de carreira. Envolve um mindset, um modelo mental.

E nesse sentido o conceito de resiliência é limitado para nos ajudar a desenvolver tal atributo. É preciso entender práticas que nos ajudam nesse caminho.

Uma leitura que me ajudou a ver essa questão com maior precisão foi o artigo de Diane Coutu, no livro coletânea sobre Gestão Pessoal.

Uma boa forma de definir resiliência

No artigo, relaciona-se a resiliência com três práticas:

Encarar a realidade: evite a negação do problema.

Sair da posição de vítima, justificando o que deu errado, e assumir o protagonismo/responsabilidade diante da situação.

Buscar sentido: a importância de ter um significado/propósito no que se agarrar. Nos momentos de pressão, sustentamo-nos firmes quando temos clareza desse algo maior que estamos envolvidos.

Improvisar continuamente: ser criativo é fundamental para criar soluções e alternativas em momentos de crise ou pressão. A improvisação é fator importante para a sobrevivência.

Ver o mundo por outro ângulo e buscar uma maior abrangência da vivência deve ser valorizado.

Um bom investimento na carreira para…

Conteúdos Exclusivos

Coworking Consolação

Um espaço para impulsionar ideias. Venha conhecer o Coworking Consolação.

coworking consolação