WhatsApp
selo de 30 anos

Confira 5 Ações para Desenvolver Liderança

} 5 minutos de leitura

Início » Blog de Empreendedorismo » Confira 5 Ações para Desenvolver Liderança

A liderança é um aspecto essencial na carreira de bons profissionais. Isso quer dizer que um funcionário que almeja voos mais altos para a sua atuação no mercado de trabalho, precisará desenvolvê-la.

Isso porque uma carreira profissional sólida é construída em etapas. Um bom funcionário é aquele que possui vontade de aprender e, ao mesmo tempo, é dedicado e cumpre as suas metas.

Por isso, ter um time alinhado e empenhado vai exigir um líder capacitado, ou seja, um profissional que possua habilidades próprias bem desenvolvidas e que consiga transmitir à sua equipe toda essa cultura empresarial.

Em todo caso, é preciso traçar um planejamento para que o desenvolvimento dos aspectos que formam um mentor seja completo, e traga benefícios para a corporação, seja ela uma industria de injeção plástica ou um escritório de contabilidade.

Sendo assim, é necessário entender mais sobre as principais características do bom dirigente e começar a trabalhá-las de modo integral.

Com isso, tanto a empresa colhe benefícios, quanto o funcionário valoriza a sua mão de obra e se torna um grande destaque dentro do estabelecimento e do mercado de trabalho.

Então, se você quer saber mais sobre 5 ações indispensáveis para desenvolver uma boa liderança, siga na leitura deste artigo.

O que faz um bom líder?

Qualquer carreira exige dedicação por parte do profissional. Isso quer dizer que um bom líder não nasce do dia para a noite.

É preciso estudar e passar por experiências que enriqueçam o perfil do colaborador, fazendo com que as atitudes dele sejam destacadas no ambiente profissional.

Um bom gestor é capaz de dar o suporte necessário para a sua equipe, dando informações básicas como as de onde fazer exame admissional ou mesmo convidando um membro do seu time para um feedback direcionado, que pode auxiliá-lo no seu desempenho dentro da empresa.

Nesse sentido, é possível dizer que a liderança pode ser vista em um profissional que:

  1. Possui autoconhecimento;
  2. Elabora um plano de ação;
  3. Estabelece metas;
  4. Comunica-se com clareza e precisão;
  5. Oferece suporte e trabalha em conjunto com a equipe.

Tendo as 5 ações mencionadas, é possível dizer que o profissional se comporta como um bom líder, e pode ser o grande responsável pelo desempenho de uma fábrica de eletroduto corrugado reforçado ou de uma clínica médica.

Ação 01: A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das características mais marcantes de um bom líder, justamente, porque ele já foi um funcionário que precisou vencer desafios profissionais e pessoais para chegar no seu cargo atual.

Isso quer dizer que ele foi capaz de compreender as suas limitações e trabalhá-las de modo eficiente, para que pudesse se tornar apto para as suas funções.

Do mesmo modo, ele também soube destacar as suas qualidades e colocá-las à disposição da empresa, trazendo benefícios para o ambiente profissional.

Sendo assim, o líder consegue identificar mais facilmente as principais características de cada membro do seu time e fazer com que eles possam desempenhar de modo mais eficiente o seu trabalho.

Por isso, o dirigente é capaz de gerenciar de forma bastante competente a sua equipe de tratamento de efluentes industriais, por exemplo, treinando-a adequadamente e coordenando os profissionais de acordo com as suas habilidades dentro das suas funções específicas.

Ação 02: A elaboração de um plano de ação é essencial

Ao possuir capacidades que se destacam e podem suprir as necessidades de uma empresa, o mentor possui ferramentas capazes de otimizar o desempenho da sua equipe e melhorar o funcionamento do estabelecimento.

Por isso, antes de sair apostando em diferentes possibilidades, ele certamente vai optar pela elaboração um plano de ação, que vai direcioná-lo durante todo o período de trabalho.

Com isso, ele saberá que para que um trabalho de caldeiraria industrial possa ser executado da melhor forma possível, ele precisará contar com os materiais necessários, com uma equipe bem treinada, com o maquinário em boas condições e com um prazo adequado para finalização do serviço.

Nesse sentido, o plano de ação é um elemento de maior produtividade, porque ele oferece subsídios para que toda a organização interna da empresa ocorra do modo ideal, sem que ocorram uma série de imprevistos e de prejuízos.

Sendo assim, um bom líder preza pelo cuidado com a sua equipe, com a empresa e alinha todas as necessidades com a execução das atividades em tempo hábil para sua conclusão.

Ação 03: Estabelecendo metas

Com um plano de ação, a administração de um negócio se torna mais fácil. Mas, é preciso ter em mente que a rotina de uma empresa possui uma série de prazos, sejam eles de contratos estabelecidos com clientes ou de demandas internas, que devem ser cumpridos no tempo correto.

Estabelecer metas é a melhor maneira de fazer com que um determinado serviço de corte a laser encomendado por um cliente seja entregue na data prometida ou, a depender do alinhamento da equipe, até mesmo, antes do período combinado.

Além disso, contar com metas na gestão de um estabelecimento pode garantir muito mais produtividade e lucros para o negócio, já que ter um estoque sempre abastecido faz com que a empresa possa vender e ganhar mais.

Quando um líder estabelece metas individuais, como costuma ocorrer geralmente no setor de vendas de um negócio, ele também pode condicionar o cumprimento delas a bonificações extras.

Assim, ao mesmo tempo em que ele cumpre os objetivos, estimula os membros da sua equipe a terem melhores resultados e a se destacar entre os funcionários mais dedicados da empresa.

Ação 04: A comunicação clara e objetiva

Um dos maiores desafios presente nas empresas sempre foi a dificuldade de uma comunicação clara e objetiva.

É sabido que muitos mal-entendidos dentro de uma corporação surgem de ruídos de informações, que são transmitidas de modo incompleto ou da maneira errada.

Um bom gestor, além de saber o momento oportuno de levar um novo comunicado aos membros da sua equipe, também articula o melhor jeito de informar decisões e mudanças necessárias na rotina da empresa.

Há ainda situações que exigem do dirigente uma conversa individual com os funcionários do estabelecimento, para que se possa alinhar as expectativas, para a transmissão de feedbacks e para o reconhecimento de um trabalho bem feito.

Um exemplo disso pode ser o de um funcionário que, ao instalar uma central de alarme de incêndio na casa de um cliente, foi eficiente e cordial, prestando um excelente serviço.

Esse tipo de postura merece ser reconhecida e elogiada, para que o colaborador se sinta estimulado e continue a exercer o seu papel com maior excelência.

Por isso, entre as principais ações que envolvem o desenvolvimento de uma boa liderança está a capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, para que os efeitos desejados sejam obtidos de modo assertivo.

Ação 05: Suporte e trabalho em equipe

Os maus gestores de uma empresa são sempre vistos como pessoas que não estão lado a lado com a sua equipe, ausentes da rotina do estabelecimento e que não dedicam a atenção necessária para o seu trabalho.

Do lado oposto, um bom líder é aquele que dá o suporte para a execução das atividades e motiva o seu time a desempenhar de maneira mais assertiva as suas atividades.

Desse modo, ele participa mais ativamente do dia a dia da empresa, dando suporte no manuseio de um alinhador a laser industrial, investindo na capacitação da sua equipe e buscando ferramentas que auxiliem a execução dos serviços.

Sendo assim, é possível identificar uma boa liderança nos pequenos detalhes, mas também no ambiente como um todo, já que quando há funcionários mais felizes e engajados no estabelecimento, é porque certamente existe um suporte adequado nos bastidores.

Os bons líderes e os resultados de uma empresa

Não é segredo para ninguém que os bons resultados de um estabelecimento estão diretamente ligados a uma gestão bem executada e ao empenho dos funcionários.

Mas isso não se alcança sem que haja pessoas devidamente comprometidas com o desenvolvimento da empresa, que buscam meios de atuação mais eficientes e produtivos.

Nesse sentido, é preciso que a boa liderança seja uma marca forte na cultura do negócio, primando e reconhecendo a atuação de dirigentes devidamente capacitados e conectados com a sua equipe.

Para isso ser possível, é necessário que os responsáveis pela produção, administração e funcionamento da corporação estejam alinhados entre si, buscando melhorar cada vez mais os processos internos, que resultarão em maiores vendas e lucratividade para o estabelecimento.

Por isso, se você busca se tornar um bom líder dentro do local em que atua, siga as dicas abordadas neste artigo e alcance bons patamares na sua carreira profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdos Exclusivos